RESENHAS DE FILMES

 Gattaca: a superação humana acima do avanço genético

O filme Gattaca, escrito e dirigido por Andrew Niccol foi lançado em 1977, nos Estados Unidos, a duração do filme é de 106 minutos. Um filme proibido para menores de 14 anos. Seu gênero é de ficção cientifica.

Um filme futurista que se passa em época de mudanças tecnológicas. Esses avanços influenciaram a forma de vida e de reprodução humana ao modificar geneticamente a estrutura do DNA humano transformando-o , aumentando a potencialidade física e intelectual, além de eliminar possíveis doenças ou mesmo atenua-las .Na história, Vicent, nasce naturalmente sem influência dos avanços genéticos que mudariam seu DNA para lhe garantir algum sucesso social e profissional. Concebido naturalmente, vive rodeado por pessoas que foram planejadas geneticamente para serem seres perfeitos. Aqueles que foram gerados de forma natural são considerados “inválidos” enquanto os que sofreram mudanças são chamados “válidos”. Estes são menos privilegiados e ocupam no mercado de trabalho ocupações braçais.

Vicent não se conforma em não realizar seu grande sonho que é conhecer outros planetas e entra em contato com um homem que faz parte do mercado negro de DNA: criadores de nova identidade que permitiria a ele ter acesso a funções mais intelectuais e ascender social e profissionalmente. Dessa forma ele conhece Jerome uma ex- atleta que havia perdido uma das últimas competições de natação da qual participara, alcançando apenas o segundo lugar. Depois disso sofreu um acidente que o deixou paraplégico. Sua inteligência era  excepcional, porém, sua limitação física tornou-se depressivo e alcoólatra.

Juntos, Vicent e Jerome, conseguem fraudar a coleta de dados para exames de sangue, urina e até de impressões digitais da grande corporação conhecida como Gattaca que realizava experiências espaciais e viagens de tempos em tempos.

Vicent prova que é intelectualmente capacitado para o trabalho da Gattaca e se torna um dos principais funcionários da empresa e é indicado para uma das últimas viagens da empresa para  Marte. Nesse período, o diretor da empresa é assassinado. E durante a investigação,  a polícia, liderada pelo investigador, que é irmão de Vicent, descobre que há um inválido infiltrado na empresa se passando por um válido. A partir daí o filme ganha em suspense, ação e reflexão sobre a capacidade humana e seus limites.

É um filme que vale a pena assistir tanto pelas interpretações de Ethan Hawker, quanto de Uma Thurman e Jud Law. Além de ser uma ótima diversão ainda é uma crítica ao poder da engenharia genética e a eugênia racial.

( Alessandra Lima Corrêa – 9º ano – 8ª A)

Um comentário em “RESENHAS DE FILMES

Deixe um comentário